Notícias

Banca de DEFESA: ISAIAS DO NASCIMENTO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAIAS DO NASCIMENTO SILVA
DATA: 02/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet, https://meet.google.com/hej-ejsy-hzk
TÍTULO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA MODIFICAÇÃO DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE ABSORÇÃO, REFLEXÃO E REFRAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Significativa; Concepções alternativas; Ensino de Física; Óptica;
PÁGINAS: 159
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

Atualmente, os jovens procuram os meios que os proporcionem as respostas mais rápidas e fáceis possíveis, nessa busca por respostas de fácil acesso muitas vezes são aceitas teorias incompatíveis com os estudos da Ciência. Essa prática em aceitar qualquer tipo de respostas tem prejudicado o meio escolar fazendo com que os jovens não tenham mais interesse pela concepção científica, tornando-os em “tábula rasa”. Nesse sentido, a construção de um modelo de Sequência Didática que colabore para uma aprendizagem significativa surge a todo momento como necessidade nas escolas, devido a forma volátil e dinâmica da escola com seu público que a cada dia torna-se mais jovem. No entanto, mesmo com a alta rotatividade do público, alguns obstáculos na aprendizagem não mudam, como o caso das concepções alternativas que sempre existiram, e provavelmente continuarão existindo, por uma razão básica, o ser humano sempre irá formular explicações razoáveis, sem fundamento científico, para explicar situações problema do dia a dia. Por esse motivo, explicações equivocadas sempre produziram concepções alternativas. Nessa perspectiva o presente trabalho aborda a implementação de uma Sequência Didática voltada para modificação das concepções alternativas referentes aos primeiros fenômenos da Óptica: Absorção, Reflexão e Refração da luz. Para isso, teoria escolhida para fundamentação dessa pesquisa é Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A SE é composta por 4 estágios, sendo o primeiro responsável pela identificação das concepções alternativas, o segundo estágio promove a avaliação formativa através da construção de mapas conceituais, o terceiro estágio compreende a atividade com simulador virtual. E por fim, o último estágio que possui a missão de avaliar todos os resultados analisados durante os estágios iniciais. Os resultados apresentados durante o fim da aplicação do produto educacional se mostraram satisfatórios, pois motivaram a participação dos alunos nas aulas do ensino de Física, além da verificação de aquisição de conhecimento sobre os fenômenos de absorção, reflexão e refração.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1785903 - BONIEK VENCESLAU DA CRUZ SILVA
Externo à Instituição - JOÃO EDUARDO FERNANDES RAMOS - UFPE
Presidente - 1807361 - MICAIAS ANDRADE RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 22/01/2024 16:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb15.ufpi.br.instancia1 08/11/2024 02:31