Introdução: A Doença de Chagas (DC) é uma doença infecciosa com fase aguda ou crônica causada pelo vetor Triatoma infestans, mais conhecido como barbeiro. É considerada uma doença negligenciada, gerando a necessidade de intervenções de caráter de saúde pública. Objetivo: Desenvolver e validar uma tecnologia educativa a respeito da Doença de Chagas. Métodos: Pesquisa metodológica de natureza quantitativa, que possui três fases: Pré-produção, produção e pós-produção de vídeo educativo. O processo de validação contou com 15 juízes especialistas (9 em conteúdo e 6 técnicos) além da validação do público-alvo (17 adolescentes). Os dados foram analisados por meio do programa Microsoft Office Excel e do programa estatístico SPSS versão 25. Na avaliação dos juízes, foi mensurado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, com parecer n. 5.878.972 e os participantes assinaram o TCLE e TALE. Resultados: Quanto a validação dos especialistas em conteúdo, observou-se que 66,7% possuem doutorado na área de interesse, 33,3% mestrado e 44,4% possuem especialização. Além disso, 55,6% tem experiência na área de DC e 44,4% atenção básica e/ou no programa de saúde na escola. A distribuição de concordância entre os especialistas de conteúdo a respeito das categorias e subcategorias do instrumento do roteiro do vídeo educativo foi avaliada de forma positiva e em nenhuma das subcategorias, a proporção de concordância foi inferior a 80% e nenhum item recebeu avaliação menor que 0,8 no IVC-I. Na validação dos especialistas técnicos foi possível observar que 83,3% eram doutores na área de interesse, 16,7% eram mestres, 83,3% possuem especialização, 50% dos profissionais participantes possuem experiência de Tecnologias Educativas e/ou Validação de Instrumento, 66,7% possuem experiência na área de Cinema/Comunicação social e 83,3% possuem publicações relacionadas a Tecnologias Educativas e/ou Validação de Instrumento. Na distribuição de concordância entre os especialistas de conteúdo a respeito das categorias e subcategorias do instrumento do roteiro do vídeo educativo, os participantes expressaram uma parcial unanimidade em suas análises, demonstrando um alto nível concordância nas suas avaliações (100%) exceto na categoria eficiência, onde a subcategoria “tempo proposto” alcançou uma porcentagem de 83,3%. Apesar do item ter apresentado uma concordância acima de 80%, as sugestões foram acatadas visando a melhor qualidade do material. Nenhum item recebeu avaliação menor que 0,8 no IVC-I. Nas evidências de validade do conteúdo do roteiro pelo público-alvo, o sexo feminino foi o mais predominante (58,8%), com uma porcentagem igual de alunos que estudavam no 7º e 8º ano (23,5%). Em relação à modalidade de ensino, 100% dos participantes estudam em escola pública municipal. Na distribuição de concordância, todos os itens atingiram porcentagem acima de 80%. O vídeo foi divulgado no ambiente escolar através da ação educativa “Conhecendo a Doença de Chagas”. Conclusão: Por se tratar de uma tecnologia de fácil acesso, a mesma poderá ser utilizada nas práticas educativas por profissionais da saúde e da educação, fornecendo informações relevantes sobre a temática e contribuindo para a promoção da saúde.