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Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA CASTRO DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARA CASTRO DE CARVALHO
DATA: 23/07/2018
HORA: 09:00
LOCAL: on line
TÍTULO: A violência entre pares em escolas públicas: análise do bullying entre adolescentes e fatores associados
PALAVRAS-CHAVES: Violência. Bullying. Adolescentes. Escolas
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

INTRODUÇÃO: O bullying é uma tipologia de violência que ocorre entre pares, caracterizado por atitudes agressivas, intencionais e repetidas que interferem negativamente na saúde dos envolvidos. É considerado um fenômeno complexo e que possui associação com diversos fatores, tornando-se relevante a investigação do agravo na área da saúde pública. OBJETIVO: Analisar a ocorrência de bullying entre adolescentes do ensino fundamental e os fatores associados. METODOLOGIA: Estudo transversal, realizado com 380 adolescentes de escolas públicas de Teresina-PI, selecionados por amostragem probabilística estratificada proporcional. Foram calculadas as estimativas de prevalência das situações de envolvimento do bullying e realizada a associação entre o bullying e variáveis nos aspectos: sociodemográfico, contexto escolar, contexto familiar e condição de saúde mental. Realizou-se análise univariada por meio de estatística descritiva; bivariada, utilizando-se o teste quiquadrado de Pearson; e multivariada, por meio de regressão logística múltipla, utilizando a razão de chances ajustadas (OR) e respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%) com nível de significância de 5% (p˂0,05). RESULTADOS: A prevalência de escolares na situação de agressor de bullying foi 6,3%, com predominância da prática de bullying verbal (6,3%) e ocorrência das situações de bullying na sala de aula (66,7%). Houve predominância de agressores no sexo feminino (6,5%), faixa etária de 15-19 anos (7,3%), cor de pele preta (8,6%), com pais não casados (8,4%), residindo com outras pessoas (sem os pais) (21,1%). Houve associação da prática de bullying com: residir com outras pessoas (sem os pais) (OR=4,02; IC95%:1,41-11,47), falta de supervisão familiar (OR=8,14; IC95%:2,48-26,78), ter insônia (OR=3,12; IC95%:1,17-8,27) e não ter amigos (OR=8,27; IC95%:1,71-40,10). A prevalência de escolares na situação de vítima de bullying foi 15,8%, com predominância de vitimização por bullying verbal (14,7%) e ocorrência das situações de bullying na sala de aula (60,0%). Houve predominância de vítimas no sexo feminino (16,1%), faixa etária de 10-14 anos (16,3%), cor de pele preta (22,9%), com pais não casados (18,9%), residindo com outras pessoas (sem os pais) (26,3%). Houve associação da vitimização de bullying com: relação ruim entre os colegas da turma (OR=2,95; IC95%:1,57-5,55), agressão familiar (OR=3,94; IC95%:1,88-8,26) e ter insônia (OR=3,22; IC95%:1,74-5,96). CONCLUSÃO: Verificou-se uma alta prevalência de bullying entre adolescentes nas escolas municipais da rede pública de Teresina-PI. O envolvimento de escolares em situações de bullying esteve associado a fatores relacionados aos aspectos sociodemográfico, contexto escolar, contexto familiar e condição de saúde mental. Os indicadores revelados nessa pesquisa, podem subsidiar os profissionais de saúde, a comunidade escolar e o núcleo familiar a refletirem sobre o seu papel enquanto instituições educativas, buscando favorecer um desenvolvimento saudável nas relações interpessoais e menos propensa às agressões sistemáticas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2058744 - CASSIO EDUARDO SOARES MIRANDA
Externo à Instituição - JOSENEIDE TEIXEIRA CÂMARA - UEMA
Interno - 1549654 - MALVINA THAIS PACHECO RODRIGUES
Presidente - 3367697 - MARCIO DENIS MEDEIROS MASCARENHAS
Notícia cadastrada em: 06/07/2018 11:57
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