A presente dissertação tem como objetivo analisar as ferramentas do módulo de patrimônio do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos - SIPAC da Universidade Federal do Piauí - UFPI, verificando se os instrumentos propostos pelo sistema são eficientes para a gestão do patrimônio da UFPI. O pressuposto da pesquisa é a constatação da predominância do gerencialismo, com práticas de gestão repensadas inicialmente para a iniciativa privada, aplicadas no setor público com a finalidade de maior controle, qualidade e eficiência nos serviços ofertados. Constata-se também a difusão do planejamento burocrático através da implementação de rotinas e procedimentos administrativos. O impacto da globalização, causando por sua vez considerável mutabilidade na gestão do setor público desde a década de 1970, e a implementação de ferramentas informacionais nas intervenções administrativas das universidades federais, refletiram-se diretamente na necessidade de padronizar-se as ações administrativas, objetivando, sobretudo, o atendimento dos princípios de eficiência, transparência e adaptabilidade no serviço público. As ferramentas tecnológicas, enquanto funcionalidades que resultam na eficiência das ações públicas em resposta ao gerencialismo, devem ser atualizadas e readequadas conforme as necessidades da gestão, refletindo-se em rotinas procedimentais que podem repercutir de maneira positiva no desempenho das atividades. Considerando-se as práticas de gestão adotadas pela UFPI, será realizado um estudo de caso sendo a coleta de dados feita através da aplicação de questionário aos usuários diretos do módulo de patrimônio do SIPAC, na busca da relação interveniente entre as propostas do sistema e os benefícios das ferramentas utilizadas para uma gestão eficiente. Os instrumentos do SIPAC, especialmente o módulo de patrimônio, está sendo morosamente readequado para atendimento das necessidades sobretudo informacionais da administração patrimonial, mesmo que cumprindo o módulo, desde a fase de recebimento dos bens até o desfazimento, as suas propostas. Diante da análise dos resultados obtidos, apresentam-se algumas sugestões para melhoria dos procedimentos administrativos relacionados à utilização efetiva das funcionalidades do módulo. Conclui-se que a gestão da UFPI se tornou mais eficiente com o uso do SIPAC, através de informações mais transparentes e consoantes à mutabilidade existente, e como correção para as margens de erro sugere-se a padronização dos procedimentos não apenas para atendimento dos dispositivos legais, mas para maior capacitação dos agentes patrimoniais, de forma a desempenharem as atividades de gestão patrimonial com menor custo, maior controle e eficiência.