O transporte público é um recurso que permite aos cidadãos de acessarem a cidade, daí a
importância em melhorar o sistema de mobilidade urbana. Portanto, o foco do planejamento do
sistema de transporte público de passageiros, é permitir oportunidades para um desenvolvimento
sustentável. Dessa forma, essa dissertação tem como objetivo principal analisar o Sistema Integrado
de Transportes - Inthegra para a mobilidade urbana dos seus usuários na cidade de Teresina,
considerando aspectos da sustentabilidade na prestação do serviço. E como objetivos específicos
pesquisar a infraestrutura do Inthegra para identificar suas características; apresentar os principais
indicadores/critério relacionado ao transporte público; obter informações através de uma pesquisa
de opinião que permitam entender a visão do usuário do transporte coletivo sobre o serviço prestado
e, contribuir com medidas a serem implementadas pela gestão de transportes a fim de melhorar e/ou
maximizar a qualidade dos seus serviços. Ademais tem-se como referencial teórico Boff, Elkington,
Ferraz e Torres, Guimarães, Sachs e Sen. A hipótese levantada é se o sistema Inthegra não permitiu
uma melhor mobilidade aos seus usuários em virtude de tais fatores como: infraestrutura de
integração, transporte coletivo e áreas periféricas, incentivos tarifários, alternância do transporte
individual para o público e tecnologia de menor impacto ambiental. Como métodos e técnicas de
pesquisa, foram realizados estudos bibliográfico, documental e aplicação de questionários
semiestruturados no intuito de complementar os resultados obtidos com a análise documental.
Procurou-se identificar o grau de satisfação dos usuários com o serviço ofertado, bem como avaliar
sua percepção acerca dos limites de acesso ao serviço de transporte de qualidade. A análise
estatística foi realizada utilizando o programa SPSS base 18.0 (Statistical Package for Social
Sciences) e os dados avaliados por análise fatorial exploratória (AFE), pelo método de rotação Varimax (matriz de correlação) e a validade da análise deu-se através do critério KMO (Kaiser- Meyer-Olkin). Por fim, com base na apresentação das diretrizes para um transporte de qualidade de referencias nacional e internacional, apresentaram-se propostas à melhoria da qualidade do Transporte Público de Teresina de acordo com sua realidade local, com características políticas, sociais e econômicas.