O presente projeto de pesquisa objetiva analisar estratégias voltadas à permanência escolar desenvolvidas por técnicos formados pelo PROEJA do Campus Teresina Zona Sul do IFPI na perspectiva da política de assistência estudantil e, de forma específica, objetiva-se levantar documentos e normas relativas à assistência estudantil na oferta do PROEJA no âmbito do IFPI; identificar estratégias desenvolvidas por técnicos formados pelo PROEJA do Campus Teresina Zona Sul para permanecer no curso até a sua conclusão; caracterizar estratégias de permanência favoráveis à gestão da política de Assistência Estudantil. Para isso, envidar-se-á uma pesquisa de abordagem construtivista em que as categorias de análise nesta pesquisa serão desenvolvidas com base na trilogia de dimensões-chave de Vincent Tinto (2017) no que diz respeito à construção da motivação (autoeficácia do aluno, senso de pertencimento e valor percebido do currículo.), assim como também, nas dimensões de adaptação estratégica de Pettigrew (contexto, conteúdo e processo). Reputando-se que a educação é um direito fundamental inerente à pessoa humana, acredita-se que esta pesquisa colaborará não só com a gestão pública do CATZS, mas também com a gestão dos demais campi do IFPI, uma vez que é primordial obter respostas no que se refere à qualidade do ensino dessa instituição, no tocante à formação de jovens e adultos, público-alvo desta pesquisa.