O conhecimento dos fatores que influenciam a percepção de satisfação no trabalho se faz
relevante, pois proporciona aos gestores a proposição e implementação de melhorias para o
alcance dos melhores níveis possíveis de satisfação e, consequentemente, da melhoria dos
resultados auferidos pela organização. O presente trabalho tem como objetivo investigar a
eventual existência de diferença no nível de satisfação no trabalho de colaboradores
terceirizados frente a servidores efetivos no Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Piauí. Metodologicamente, configura-se numa pesquisa de campo do tipo
exploratória e explicativa, com abordagem quantitativa. Para a aferição da percepção de
satisfação foi utilizada a Escala de Satisfação no Trabalho (EST), na versão reduzida, criada e
validade por Siqueira (2008), dividida em duas seções, a saber: Parte 1 – Perfil dos
Respondentes; e Parte 2: Escala de Satisfação do Trabalho. A coleta de dados foi realizada
através da aplicação de questionários, presencialmente e através do Google Formulários,
resultando em um total de 391 trabalhadores respondentes, sendo 110 colaboradores
terceirizados e 181 servidores efetivos, no período de 16 de outubro a 11 de dezembro de
2024. Na análise dos dados, para a parte da EST, utilizou-se estatística descritiva (média)
processada pelo software SPSS (versão 22). As análises foram realizadas utilizando-se as
médias de cada dimensão, de acordo com as orientações de Siqueira (2008). O resultado final
sugere que existe diferença nos níveis de satisfação de servidores efetivos e colaboradores
terceirizados, sendo de indiferença para servidores efetivos e de satisfação para colaboradores
terceirizados. Os resultados de cada dimensão mostraram diferenças significativas entre as
duas categorias de trabalhadores.