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Banca de DEFESA: PEDRO ALVES DE MELO GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO ALVES DE MELO GOMES
DATA: 27/03/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Sala 369-Espaço Integrado I/CCHL.
TÍTULO: PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO E TERCEIRIZAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE COLABORADORES TERCEIRIZADOS E SERVIDORES EFETIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO.
PALAVRAS-CHAVES: terceirização. satisfação no trabalho. Instituto Federal do Piauí.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O conhecimento dos fatores que influenciam a percepção de satisfação no trabalho se faz
relevante, pois proporciona aos gestores a proposição e implementação de melhorias para o
alcance dos melhores níveis possíveis de satisfação e, consequentemente, da melhoria dos
resultados auferidos pela organização. O presente trabalho tem como objetivo investigar a
eventual existência de diferença no nível de satisfação no trabalho de colaboradores
terceirizados frente a servidores efetivos no Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Piauí. Metodologicamente, configura-se numa pesquisa de campo do tipo
exploratória e explicativa, com abordagem quantitativa. Para a aferição da percepção de
satisfação foi utilizada a Escala de Satisfação no Trabalho (EST), na versão reduzida, criada e
validade por Siqueira (2008), dividida em duas seções, a saber: Parte 1 – Perfil dos
Respondentes; e Parte 2: Escala de Satisfação do Trabalho. A coleta de dados foi realizada
através da aplicação de questionários, presencialmente e através do Google Formulários,
resultando em um total de 391 trabalhadores respondentes, sendo 110 colaboradores
terceirizados e 181 servidores efetivos, no período de 16 de outubro a 11 de dezembro de
2024. Na análise dos dados, para a parte da EST, utilizou-se estatística descritiva (média)
processada pelo software SPSS (versão 22). As análises foram realizadas utilizando-se as
médias de cada dimensão, de acordo com as orientações de Siqueira (2008). O resultado final
sugere que existe diferença nos níveis de satisfação de servidores efetivos e colaboradores
terceirizados, sendo de indiferença para servidores efetivos e de satisfação para colaboradores
terceirizados. Os resultados de cada dimensão mostraram diferenças significativas entre as
duas categorias de trabalhadores.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 827.593.403-68 - ALEXANDRE RODRIGUES SANTOS - UFPI
Interno - 2027033 - JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES REIS
Presidente - 2025430 - MAURICIO MENDES BOAVISTA DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 19/03/2024 07:51
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