News

Banca de DEFESA: MARA LORENA RAMOS VALADAO GONZAGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARA LORENA RAMOS VALADAO GONZAGA
DATA: 30/08/2024
HORA: 08:30
LOCAL: https://meet.google.com/qmr-bght-dbh
TÍTULO: A inserção do teletrabalho e seus reflexos nos Tribunais Regionais do Trabalho: uma leitura a partir da teoria da justiça social de John Rawls.
PALAVRAS-CHAVES: Teletrabalho. Justiça social. TRT. Gestão pública. John Rawls.
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A evolução tecnológica está promovendo transformações na administração pública, o que demanda que os servidores se adaptem a uma nova realidade mediada por tecnologias da informação. O gerencialismo orienta esse processo, visando um Estado mais eficiente e eficaz em resposta a uma sociedade imediatista que carece de políticas públicas adequadas. Nesse contexto, surge a discussão sobre o teletrabalho, uma inovação organizacional que se refere a atividades realizadas remotamente com o suporte de tecnologias pelos servidores públicos. Nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), o teletrabalho já existia antes da pandemia de Covid-19, mas ganhou relevância durante esse período, sendo ampliado em diversas instâncias organizacionais. No entanto, ainda é necessário realizar um estudo mais aprofundado sobre a realidade do teletrabalho na administração pública brasileira, considerando suas implicações sociais, além de uma perspectiva utilitarista sobre o modelo. Este estudo visa investigar os impactos da implementação do teletrabalho nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), avaliando suas repercussões sociais sob a ótica da Teoria da Justiça Social de John Rawls. O método utilizado para a realização deste trabalho inclui um estudo de caso em três TRTs, onde serão aplicadas técnicas de análise documental e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada utilizando o software NVivo, versão 12. Os resultados obtidos indicam que a discricionariedade no processo de concessão do teletrabalho gera distorções que afetam diretamente a produtividade, a qualidade de vida dos servidores e as disparidades de gênero no âmbito dos TRTs.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA FERREIRA ALVES - IFRS
Interno - 1772596 - GUSTAVO PICANCO DIAS
Presidente - 1167679 - MARCO AURELIO LUSTOSA CAMINHA
Externo ao Programa - 2336826 - REGINA COELLI BATISTA DE MOURA CARVALHO
Notícia cadastrada em: 20/08/2024 14:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | jbdocker01.instancia1 07/11/2024 20:31