A inovação vem sendo apontada como um pré-requisito imprescindível para atender as
demandas crescentes da sociedade moderna e para solucionar os desafios enfrentados pela
atual gestão pública. O Estado vem implementando diversas ações no sentido de promover a
transformação digital do serviço público através das tecnologias de informação e
comunicação, promovendo eficiência, transparência e participação social na administração
pública. Esta proposta de dissertação sustenta o argumento de que as plataformas digitais
disponibilizadas pelo governo federal no Brasil surgem como exemplo dessas ações. Assim, o
SouGov.br, plataforma voltada para a gestão de pessoas na Administração Pública Federal, está inserida nesse contexto de transformação digital do Estado. A presente proposta de
dissertação tem como objetivo analisar a usabilidade dessa plataforma no processo de
inovação da gestão pública a partir da percepção dos usuários da Universidade Federal do
Piauí - UFPI. Para o alcance do seu objeto, tem-se como objetivos específicos: (i) Identificar
os fatores facilitadores que motivam o uso da plataforma SouGov.br na UFPI; (ii) Identificar
os fatores que dificultam o uso da plataforma SouGov.br na UFPI e (iii) Elaborar um tutorial
de uso da plataforma à luz das experiências dos usuários da UFPI. A proposta de trabalho
busca contribuir tanto de maneira teórica, quanto prática e social, fornecendo informações e
aperfeiçoando a interface com o usuário. Para tanto, desenvolver-se-á uma pesquisa do tipo
exploratória e explicativa, com amostra a partir de levantamentos estatísticos de, pelo menos
170 servidores da UFPI. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, será feito o uso de
questionário para avaliação da usabilidade da plataforma através da escala SUS (System
Usability Scale).