Esta dissertação propõe apresentar as articulações da filosofia de Merleau-Ponty e a
pintura de Paul Cézanne. Para isso, fazum percurso por algumas obras do filósofo
e do pintor, a fim deinvestigar o que Merleau-Ponty entende por expressão
criadora. Toma-se como ponto inicial a fenomenologia merleaupontyana que aborda
vários aspectos da relação entre arte e filosofia, tais como: corpo, olhar, visibilidade,
sensibilidade, visão, percepção,dentre outros. O trabalho analisa a passagem da
fenomenologia para a nova ontologia merleaupontyana tendo por elemento central a
pintura de Cézanne. Nesse percurso, apresenta a crítica empreendida pelo filósofo
aoracionalismo,principalmenteàRenéDescarteseàciênciamoderna,
questionando o lugar ocupado pelas dualidades e pelo representacionismo,na
tradiçãofilosóficaqueacabaramporignorar a expressão originária e criadora
proporcionada pela arte. O texto procura mostrar as contribuições do filósofo tanto
para a filosofia quanto para a interpretação da pintura como um modo de estender o
horizonte do pensamento para além das amarras conceituais, encontrando na arte
um forte elemento emancipador de uma outra forma de pensar focada no corpo e na
vida. Merleau-Ponty encontra em Cézanne a influência apropriada para instigar a
reflexão sobre o fenômeno da visibilidade sem descartar, de certa forma, o mundo
da invisibilidade. As obras principais de Merleau-Ponty que guiam a discussão
apresentada são:A fenomenologia da percepção;A dúvida de Cézanne,Linguagem
indireta e vozes do silêncioe oO olho e o espírito.