Frente ao contexto nacional de oportunidades na implantação de geração distribuída através da fonte solar fotovoltaica em diversos nichos de plantas consumidoras e o cenário relacionado a diversificação da matriz elétrica nacional, este trabalho aborda a atratividade técnica, econômica e operacional na implantação de sistemas de geração fotovoltaico conectado à rede com consumo e armazenamento em baterias de íons de lítio em Aeroportos. A pesquisa foi realizada com os dados do Aeroporto de Teresina tendo por hipótese a existência de solução de geração fotovoltaica com armazenamento que possibilitasse a ampliação e melhoria da segurança operacional através da confiabilidade e continuidade operacional da infraestrutura elétrica. Dessa forma, o objetivo foi avaliar a atratividade técnica, operacional e econômica para implantação do sistema de geração fotovoltaico conectado à rede com consumo e armazenamento em bateria de íons de lítio no suprimento de energia elétrica secundário ao parque de equipamentos críticos do aeroporto de Teresina. A metodologia aplicada foi a revisão bibliográfica acerca dos aspectos técnicos e regulatórios do tema avaliado; a pesquisa de campo que caracterizou o parque de equipamentos, o regime de operação de cada componente, a infraestrutura elétrica aeroportuária, o suprimento secundário de energia elétrica, os aspectos regulatórios envolvendo a aviação e demais condicionantes climáticos e arquitetônicos da solução de geração proposta que viabilizaram o dimensionamento do gerador fotovoltaico e sistema de armazenamento através do software PV*SOL possibilitando assim a obtenção dos resultados e conclusões para o objetivo proposto. Os resultados obtidos foram o gerador fotovoltaíco com potência de 615,49 kWp conectado a rede e sistema de armazenamento de 194,56 kWh/dia para atendimento ao consumo do parque de equipamentos correspondente a cinco horas por dia referente ao consumo do horário de ponta e acionamento contingenciais limitados a duas horas em configuração backup com tempo resposta para assumir as cargas críticas de 100 ms. O CAPEX obtido foi de R$ 2.061.619,50, VPL de R$ 2.672.323,30, TIR de 6,61% e payback de 13,23 anos. Conclui-se que a viabilidade econômica para implantação do projeto acontece no longo prazo, os fatores técnicos envolvidos apontam uma solução com alto nível de confiabilidade, continuidade e compatibilidade operacional para os sistemas elétricos críticos aeroportuários possibilitando inclusive melhoria e ampliação dos níveis de segurança operacional protegendo a vida de passageiros, tripulação e usuários em geral.