As corporações decidem investir em Tecnologia da Informação por diversos
motivos: aumentar a qualidade dos serviços e produtos, redução de custos e
maximização dos lucros, integrar e flexibilizar a cadeia de suprimentos ou para gerir o
conhecimento, etc. (ALBERTIN e ALBERTIN, 2009). No serviço público
governamental, o foco atual aponta para a eficiência no atendimento e na qualidade
dos serviços prestados ao cidadão. Assim, na gestão pública, a modernização
passaria também pelo incremento tecnológico além das demais inovações no campo
organizacional. Nesse aspecto tecnológico está se expandindo o uso dos Sistema
Integrado de Gestão Empresarial, uma ramificação do conceito de ERP – Enterprise
Resource Planning, que é uma arquitetura de software que facilita o fluxo de
informação entre uma companhia, em aplicações que envolvem áreas como logística,
marketing, vendas, contabilidade, finanças e recursos humanos. O sistema envolve
também o gerenciamento do fluxo de informações de cadastro de pessoal,
solicitações de setores, auxílio estratégico na tomada de decisões, documentos
digitais certificados, etc. Seguindo essa tendência, a Universidade Federal do Piauí
vem implantando, desde 2010, um ERP denominado Sistema SIG, que inclui diversos
módulos, entre os quais o de memorando eletrônico, objeto desta pesquisa. A
proposta é medir o impacto da cultura organizacional (HOFSTEDE, 1997) na
aceitação do memorando eletrônico desse sistema ERP. Nesse intuito, será utilizada
uma extensão do modelo conceitual da Teoria da Aceitação Tecnológica (TAM),
desenvolvida por Davis et al (1989), considerando a variável independente Cultura
Organizacional como fator externo que influencia essa aceitação. Além disso, será
considerada o fator treinamento em ERP, desenvolvido nos estudos e Davis e
Venkatesh (1996) como moderadora dessa aceitação.