Nas organizações a utilização do conceito de competência como ferramenta de gestão, surge
associada ao discurso de gerir pessoas de forma a agregar valor à organização, alinhando os
objetivos organizacionais às práticas de Recursos Humanos. As competências estão
relacionadas ao contexto da organização e sua percepção está direcionada a alguns verbos
como: saber agir, aprender, mobilizar e olhar estratégico. As competências individuais são as
características de uma pessoa. No contexto educacional, o professor excelente é caracterizado
por 3(três) categorias de competências: 1) habilidades didático-pedagógicas- métodos de
ensino-aprendizagem; 2) habilidades humanistas- relação professor/ aluno e 3) habilidades
conceituais- conhecimentos do conteúdo da disciplina. No entanto existem as competências e
habilidades que as pessoas podem desenvolver, e somado ao fato referente ao momento de
pandemia covid-19, onde o Ministério da Educação (MEC) cria a Portaria nº 343/20,
encaminhando a substituição das aulas presenciais e autorizando as aulas por meios digitais-
ensino remoto, forçando os professores a se adaptarem a essa nova modalidade de ensino,
mediado por ferramentas educacionais digitais e Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TDICs), adquirindo e desenvolvendo competências essenciais a este contexto,
como a comunicação- necessária entre o professor e o aluno, a tecnológica- fazer essa
comunicação chegar de forma efetiva, através de plataformas e em função desse estresse de
adaptação a esse novo momento, a socioemocional- dificuldades enfrentadas pelo professor e
aluno. Desse modo, por meio de uma pesquisa qualitativa, propõe-se analisar as competências
desenvolvidas por docentes do ensino superior durante o ensino remoto imposto pela
pandemia de covid-19. Com essa finalidade, serão identificadas as competências de
comunicação, tecnológica e socioemocional dos docentes do ensino superior desenvolvidas na
fase de ensino remoto proposto pela pandemia. Fundamentado nesse levantamento, como
instrumento de pesquisa, foi elaborado o roteiro de entrevistas, que será aplicado a pelo
menos 60% dos professores de um Departamento de curso de Graduação do CCHL/ UFPI. As
entrevistas serão tratadas por meio da análise de conteúdo, constituída de três etapas: pré-
análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação,
especificando nessas etapas as dificuldades do ensino remoto, assim como as competências
docentes necessárias a essa nova modalidade de ensino. A pesquisa de campo com os
professores será realizada após o cadastro do projeto na plataforma Brasil, e após aprovação
do projeto no Comitê de Ética (CEP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e seguirá
todos os protocolos éticos preconizados pelas resoluções nº466/2012 e nº510/2016 do
Conselho Nacional de Saúde, que envolvem pesquisas, especialmente por meio de entrevistas
com seres humanos.