A compreensão sobre o modelo social da deficiência tem evoluído significativamente, destacando que as barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência (PcD) são predominantemente sociais, ambientais e institucionais, em vez de meramente individuais. Esse modelo desafia a visão tradicional que vê a deficiência como uma limitação pessoal a ser corrigida, propondo que a sociedade deva eliminar as barreiras que impedem a plena participação das PcD. Para isso, é necessário a avaliação das políticas institucionais voltadas a esses indivíduos no ambiente de trabalho, o que implica em uma análise cuidadosa dos aspectos sociais, culturais, materiais e de saúde, garantindo que a admissão de pessoas com deficiência vá além do cumprimento da reserva de vagas, já que facilitar a entrada sem políticas que promovam o desempenho e a permanência efetiva é um obstáculo à inclusão. Nesse sentido, esta pesquisa foca na aplicação do modelo social da deficiência na Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o objetivo de analisar como o modelo social da deficiência pode ser aplicado aos servidores com deficiência na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, baseando-se em um estudo de caso detalhado na UFPI para examinar as abordagens culturalista e materialista referenciadas no Modelo Social da Deficiência (MSD). A fundamentação teórica inclui uma análise multifacetada de questões legais, éticas e sociais relacionadas à inclusão, explorando legislações como a Lei de Cotas e a Convenção sobre os Direitos das PCD, além de teorias sobre equidade, diversidade e inclusão. Serão conduzidas entrevistas semiestruturadas com gestores e chefias que possuem servidores com deficiência em suas equipes, juntamente com a análise de fontes documentais, para analisar as políticas existentes e propor ações para adequar as práticas de inclusão da UFPI com base nas orientações propostas no Modelo Social da deficiência (MDS). A análise dos dados visa entender a relevância de uma abordagem integrada do modelo social da deficiência, promovendo não apenas a entrada, mas também a permanência e o sucesso dos servidores com deficiência na universidade. Esta pesquisa contribui para o entendimento das práticas inclusivas e oferece recomendações para aprimorar as políticas e ações voltadas à inclusão dos servidores PcD dentro das universidades.