Banca de DEFESA: NAYARA CRISTINA DA ROCHA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYARA CRISTINA DA ROCHA OLIVEIRA
DATA: 24/09/2024
LOCAL: https://meet.google.com/pvg-spmo-vkc
TÍTULO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE APLICATIVO MÓVEL PARA MENSURAR A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Síndrome de Burnout, Trabalhadores da Saúde, Atenção Primária à Saúde
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

A Atenção Primária à Saúde serve como a porta de entrada essencial para os cuidados de saúde e como base para monitorar continuamente o bem-estar da população. No entanto, as demandas e pressões inerentes a essa área podem criar desafios emocionais e psicológicos para os profissionais de saúde. Nesse contexto, a Síndrome de Burnout, caracterizada pela exaustão emocional e física resultante do estresse prolongado no ambiente de trabalho, ganha uma relevância significativa, impactando não apenas os indivíduos, mas também o contexto laboral. O objetivo desta pesquisa foi construir e validar um aplicativo móvel para mensurar a síndrome de Burnout em profissionais da Atenção Primária à Saúde. Como objetivos específicos foram elencados os de: (I) identificar, na literatura, tecnologias educacionais disponíveis para identificar e mensurar a síndrome de Burnout em profissionais atenção primária à saúde, (II) Validar junto aos juízes o conteúdo e aparência do protótipo de aplicativo móvel e (III) construir um produto técnico tecnológico do tipo guia. Para ser possível o alcance desses objetivos esta pesquisa utilizou métodos múltiplos combinando diferentes técnicas e estratégias de coleta e análise de dados. A pesquisa de revisão integrativa foi conduzida entre novembro de 2023 e março de 2024. O objetivo foi identificar tecnologias educacionais disponíveis na literatura para a identificação e mensuração da Síndrome de Burnout em profissionais da Atenção Primária à Saúde. O processo seguiu 6 etapas: formulação da questão de pesquisa, busca nas bases de dados, seleção das informações, avaliação dos estudos, interpretação dos resultados e apresentação da síntese do conhecimento. A pergunta de pesquisa focou em identificar tecnologias educacionais voltadas à prevenção da síndrome de burnout em trabalhadores da atenção primária à saúde. A busca abrangeu bases como PubMed, Scopus, Web of Science, BVS e Embase, utilizando termos dos Descritores em Ciências da Saúde e Medical Subject Headings. Foram incluídos artigos primários em inglês, completos e que abordavam o tema, excluindo-se teses, livros e artigos secundários. A análise qualitativa dos dados foi realizada com base na hierarquia de evidências do Johns Hopkins Nursing Evidence-Based Practice, categorizando os estudos de acordo com sua qualidade e nível de evidência, de acordo com critérios previamente estabelecidos. Para a validação e construção a pesquisa foi realizada em Parnaíba, Piauí, entre novembro e dezembro de 2023, com validação em junho de 2024. A seleção dos 30 juízes foi feita por amostragem bola de neve, com critérios de inclusão baseados na experiência em saúde do trabalhador e validação de tecnologias educacionais. O desenvolvimento seguiu o método de Design Instrucional Sistemático, abrangendo as fases de análise, design e desenvolvimento. Na fase de análise, foi realizada prospecção tecnológica e benchmarking para identificar patentes e aplicativos semelhantes. A fase de design organizou e categorizou as funcionalidades e o conteúdo do protótipo, enquanto a fase de desenvolvimento utilizou o software CorelDRAW® para a criação dos mockups. A validação de conteúdo e aparência ocorreu por meio do Índice de Validade de Conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética sob o CAEE no 77070523.0.0000.0192. A revisão integrativa apresentou como resultados a identificação de 323 artigos, dos quais três atenderam aos critérios de elegibilidade. Os principais resultados incluem a eficácia promissora de chatbots na triagem e monitoramento do Burnout, bem como a aceitabilidade de sistemas de informática em tempo real para medir estresse e felicidade no trabalho. A construção do protótipo resultou em 45 telas. A validação do conteúdo alcançou um índice global de 95% demonstrando a adequação do protótipo. Foi construído um guia orientativo que demonstra como o protótipo de aplicativo pode atuar como uma ferramenta de rastreio, promoção da saúde e orientação, facilitando a detecção precoce de sinais e sintomas de Burnout, a classificação de risco e a disponibilização de informações relevantes para o cuidado com a saúde mental dos profissionais. Este estudo alcançou seus objetivos e foi além deixando perspectiva futura para desenvolvimento, implementação e avaliaçãode sua utilização.

Externo à Instituição - ELAINE TOMASI - UFPel
Presidente - 3870578 - FERNANDO LOPES E SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 11/09/2024 20:33