O desenvolvimento do sistema nervoso para aquisição de competências psicomotoras e habilidades socioafetivas evolui de forma rápida nos primeiros anos de vida, de forma que nesta fase é de suma importância a redução de fatores de risco para o atraso do desenvolvimento e o aumento da exposição à estímulos eficientes promotores deste processo. Estudos tem buscado evidenciar os fatores de risco relacionados ao atraso no desenvolvimento bem como estratégias de promoção de saúde na infância e atualmente já se sabe que a pobreza, desnutrição, déficits assistenciais em saúde e oportunidades educacionais inadequadas tanto no ambiente escolar quando doméstico, parecem estar amplamente envolvidos na gênese dos déficits cognitivos. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é avaliar as práticas de acompanhamento do desenvolvimento cognitivo infantil realizadas no cenário da Estratégia Saúde da Família em Parnaíba, Piauí, a percepção das mães sobre o tema através de entrevistas estruturadas com os sujeitos, e preenchimento de questionário acerca das práticas rotineiras de vigilância do desenvolvimento infantil.