INTRODUÇÃO: O termo “violência obstétrica”, é caracterizado por:
“todo tipo de agressão física, psicológica, verbal, simbólica e/ou sexual, incluindo
também ações de negligência, discriminação e/ou condutas desnecessárias ou
desaconselhadas. A adequada caracterização desta problemática e capacitação dos
profissionais na atenção primária é necessária para a compreensão e criação de
estratégias de prevenção primária para o enfrentamento deste agravo. Este estudo
objetiva Avaliar a Violência obstétrica em uma Estratégia de saúde da família (ESF),
revisar e avaliar estudos científicos que abordam a violência obstétrica no processo
do pré-natal na atenção primária a saúde, relatados nos últimos 5 anos na literatura,
caracterizar o perfil de conhecimento acerca de violência obstétrica pelos
profissionais da ESF e produzir uma intervenção educativa a partir dos resultados da
pesquisa de campo. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo descritivo qualitativo
em uma unidade básica de saúde com o objetivo de avaliar através de questionário
aberto, o conhecimento dos profissionais sobre violência obstétrica e apresenta-los a
uma proposta educacional. RESULTADOS: A maior parte dos profissionais
compreende a temática, no entanto os entendimentos são heterogêneos e as
estratégias de educação continuada na atenção primária foram reconhecidas como
frágeis pela equipe. CONCLUSÃO: A intervenção educativa pode se mostrar como
uma estratégia para o empoderamento dos profissionais da ESF acerca da temática,
podendo reforçar a qualidade da informação repassada à usuária.