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Banca de QUALIFICAÇÃO: THAISA DA SILVA FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAISA DA SILVA FONSECA
DATA: 07/12/2017
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de Reunião da Direção do Campus
TÍTULO: O psicólogo escolar na Educação Profissional e Tecnológica: práticas, desafios e perspectivas
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia Escolar e Educacional; Atuação do psicólogo; Educação Profissional e Tecnológica; Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A criação, em 2008, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs), que fornece diversos níveis e modalidades de ensino no mesmo espaço educativo e que possui como singularidade a oferta da Educação Profissional e Tecnológica, resultou no aumento de psicólogos atuando nesses locais. Como os demais estados brasileiros, o Piauí também vivenciou esse processo de expansão e interiorização. Frente ao exposto, surge a questão-problema: Como os psicólogos escolares e educacionais desenvolvem suas práticas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPIs)? Dessa forma, esse estudo objetiva identificar e analisar as práticas desenvolvidas pelos psicólogos escolares e educacionais nos IFPIs. Como objetivos específicos têm-se: caracterizar o cenário histórico-cultural e educativo dos IFPIs; apreender o perfil sociodemográfico e profissional dos psicólogos que atuam nos IFPIs; conhecer os psicólogos escolares e educacionais que atuam nos IFPIs; compreender a concepção de Psicologia Escolar e Educacional entre os psicólogos atuantes nessa área junto aos IFPIs; e descrever as práticas desenvolvidas pelos psicólogos escolares e educacionais nos IFPIs. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo que tem como cenário o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e como participantes a estimativa de 20 psicólogos, distribuídos em 17 Campi do IFPI. Esse estudo está delineado em duas fases. A primeira fase corresponde à caracterização do cenário histórico-cultural e educativo dos IFPIs e à apreensão do perfil sociodemográfico e profissional dos psicólogos que atuam nos IFPIs e conta com roteiro de caracterização institucional e questionário de dados sociodemográfico e profissionais como instrumentos de coleta de dados a serem respondidos pelos psicólogos. Essa fase permite conhecer os psicólogos escolares e educacionais que atuam nos IFPIs, selecionados como participantes da próxima fase do estudo. A segunda fase corresponde à compreensão da concepção de Psicologia Escolar e Educacional entre os psicólogos atuantes nessa área nos IFPIs e à descrição das práticas que eles desenvolvem. Essa fase conta com roteiro de entrevista semiestruturada a ser realizada com os psicólogos escolares e educacionais como instrumento de coleta de dados. A análise dos dados procede-se na descrição dos dados obtidos por meio do roteiro de caracterização institucional; na utilização do Software de estatística descritiva SPSS versão 21 para a análise do questionário de dados sociodemográfico e profissionais; e na utilização do Software IRAMUTEQ e, de forma complementar, da análise de conteúdo para análise da entrevista semiestruturada. Esse estudo dispõe de autorização do IFPI e de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, com número de parecer 2.139.948. Espera-se que os resultados contribuam para subsidiar as práticas desenvolvidas pelos psicólogos escolares e educacionais no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica nesse recente e pouco explorado lócus de inserção profissional, os IFPIs, de modo a também refletir na comunidade escolar, além de contribuir para a produção de conhecimento científico para a área da Psicologia e da Educação. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Externo à Instituição - LUCIANA MARIA MAIA VIANA - UNIFOR
Interno - 2441003 - RAQUEL PEREIRA BELO
Notícia cadastrada em: 06/12/2017 20:07
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