As expectativas produzidas na escola pública do Piauí sobre a atuação do psicólogo ainda estão em enfoque restrito e descontextualizado. Porém iniciou no Brasil um movimento de revisão da concepção do trabalho do psicólogo escolar, e sobre novas alternativas de atuação, por entender que as demandas produzidas na escola são multifatoriais e multideterminantes. Entende-se que a sua atuação deve considerar todos os atores escolares, suas trajetórias, o ambiente em que estão inseridas, suas experiências anteriores, o seu lugar na escola, suas opiniões, e a disposição para a transformação. O psicólogo deve apresentar uma postura crítica, e uma visão de mundo e de homem que ultrapasse os limites de saber único, e saberes dedicados as questões do homem como ser individual ou social. Promovendo a ampliação da capacidade de reflexão diante dos fenômenos e
tornando-os mais conscientes de suas limitações e de suas potencialidades. Diante do exposto, questiona-se: como é a atuação do psicólogo na rede pública de educação frente à demanda escolar no estado do Piauí? Mais precisamente na educação básica das instituições de ensino no âmbito estadual e municipal do Estado do Piauí. Para contemplar o problema em questão, objetiva-se investigar a atuação do psicólogo na rede pública de educação frente à demanda escolar no estado do Piauí. Além de identificar os psicólogos escolares que atuam nas esferas municipais e estaduais da educação básica do Estado do Piauí; descrever as demandas escolares atendidas pelos psicólogos escolares junto à rede pública de ensino do Piauí; verificar como ocorre o processo de atendimento às demandas educacionais, considerando a operacionalização de políticas públicas de educação; e caracterizar as práticas de intervenção dos psicólogos escolares do Piauí mediante as demandas educacionais e o contexto de atuação profissional. Para a consecução desse trabalho, optou-se pelos
pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, baseados no método materialista histórico-dialético. A pesquisa será realizada no âmbito estadual e municipal a fim de contemplar todos os psicólogos que atuam no Estado do Piauí. Nesse caso dois órgãos apresentam em seu quadro de funcionários o Psicólogo Escolar, sendo eles respectivamente, Secretaria Estadual de Educação do Piauí – SEDUC e Secretarias Municipais de Educação – SEMEC. Os participantes do estudo serão 21 psicólogos (número total de psicólogos mapeados até o momento nas quatro mesorregiões do estado). E o critério de inclusão dos participantes é a sua atuação profissional como psicólogo na rede pública de ensino do Piauí. Os instrumentos utilizados serão: 1) questionário de dados sócio demográfico e profissionais, 2) formulário de identificação de políticas públicas de atuação do psicólogo escolar, e 3) roteiro de entrevista semiestruturada. Esse projeto foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da Universidade Federal do Piauí. Conforme Número do Parecer: 2.708.244. A coleta de dados ocorrerá por meio de Autorização Institucional e de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, respectivamente. A partir da análise dos dados coletados, serão seguidos os pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, através da apreensão do real imediato ou da representação inicial e caótica do todo, que serão descritos empiricamente, e teoricamente, sendo então estabelecida a unidade de análise central do objeto de pesquisa, finalizando com o retorno à realidade dos dados para explicá-lo. O estudo aqui proposto tem a intenção de fornecer contribuições para a psicologia escolar na rede pública de ensino, com o propósito de auxiliar na construção de políticas educacionais que consolidem os espaços de atuação dos psicólogos escolares; subsidiar formações continuadas; mapear as concepções e práticas dos profissionais que atuam nos espaços de educação básica no Piauí.