Em decisão do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPgPsi) em reunião realizada em 08 de maio de 2020 aprovou por unanimidade a NÃO ADESÃO ao retorno das atividades de ensino na Pós-Graduação, por meio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicações (TDIC’s), proposto pelo Calendário da Pós-Graduação da UFPI, para o dia 20 de maio.
Preocupado com a saúde física e mental com seu corpo discente e docente e com a qualidade formativa, este PPG tem seguido recomendações das principais instituições científicas brasileiras de ensino e pesquisa em Psicologia (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), Associação Brasileira de Ensino da Psicologia (ABEP), Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), diante das preocupações acerca do uso da modalidade remota para execução das suas atividades de ensino. Ademais, ressaltamos que a realidade piauiense apresentada pela Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) coloca o estado do Piauí como o penúltimo em acesso à internet na realidade brasileira. Esse quadro é corroborado pelo levantamento interno realizado com o nosso corpo discente, com estudantes, aproximadamente 30% (29,54%) dos 44 discentes que responderam ao questionário informaram ter dificuldades com acesso à internet.
Apesar deste quadro, docentes e discentes do PPgPsi atentos ao calendário da Pós-Graduação e das orientações da CAPES em meio ao cenário da Pandemia do COVID-19 mantiveram as atividades de orientação e supervisão dos trabalhos de dissertação e grupos de pesquisa, porém avaliaram não ser oportuno neste momento retornar as atividades das disciplinas por meio de Tecnologias da Informação e Comunicações (TIC’s). Compreendemos que propor atividades de ensino por tais tecnologias requer planejamento e habilidades específicas, além de condições para que os discentes possam acompanhar as aulas/atividades remotas, não encontrando suporte adequado neste momento.
Ressaltamos que tal decisão reflete no compromisso que este PPG possui, que mesmo sendo um programa novo, tem desempenhado um importante e relevante serviço a nossa sociedade, com dados de produção científica significativa, na formação de recursos humanos para a docência do ensino superior e a consolidação da pesquisa e ensino no âmbito da Pós-Graduação em Psicologia brasileira, como pode ser visualizado no relatório do seminário de meio termo da CAPES em relação aos 98 Programas que compõem a área de Psicologia: 1) estamos a frente de pelo menos 33 Programas em termos de percentual de bolsistas produtividade, se comparado com o quantitativo de docente que cada programa possui; 2) somos o antepenúltimo entre os programas com nota 3 com dissertações concluídas por ano; 3) somos o Programa com a menor tempo de defesa de dissertações de toda a nossa área, independente da nota do programa; 4) quanto a produção acadêmica, estamos no tocante a produção de livros e capítulos na 27ª posição, se comparado ao conjunto dos programas de toda a área, e na 2ª posição entre os programas com nota 3, considerando o critério por Docente Permanente Ano (DP) – ressaltamos que tal marca nos coloca em posição de destaque, inclusive a frente de programas com melhores notas da CAPES; 5) quanto a produção de artigos, estamos na 22ª posição se comparado ao conjunto dos programas de toda a área, e na 2ª posição entre os programas com nota 3, considerando o critério por Docente Permanente Ano (DP), chegando a quase 4 produtos; 6) temos uma média de quase 8 artigos por docente permanente ano, ou seja, a segunda melhor posição entre programas com nota 3; 7) entre artigos com qualis A1 e A2 estamos na 4ª posição entre programas com nota 3, indicadores que poucos programas com nota 4 alcançam; 8) estamos a frente de 42 programas entre aqueles que contam com produtos em revistas estrangeiras.
Ademais, todo o corpo docente e discente do PPgPsi destaca que neste momento da maior pandemia vivida no presente século, faz-se necessário mantermos nossos esforços para contribuir com a sociedade piauiense por meio das ações dos Núcleos de Pesquisa que compõem o Programa, e que centremos nossas energias com o cuidado no nosso bem-estar, nos cuidados aos nossos familiares e mais próximos, bem como o foco principal na saúde mental para enfrentar as adversidades advindas com o COVID-19.
Atenciosamente,
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia