Assim como o campo do trabalho, as trajetórias de carreira e aprendizagem sofreram impactos pelas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais no mundo e, diante do cenário de crescente desenvolvimento tecnológico caracterizado hoje pela iminência da indústria 4.0, destaca-se o setor de Tecnologia da Informação. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral investigar o processo de construção dos modelos de carreira adotados por profissionais de Tecnologia da Informação (TI) na atualidade e identificar quais as estratégias de aprendizagem envolvidas neste processo. A partir deste intento, buscou-se ainda aprofundar aspectos referentes às dimensões da carreira e da aprendizagem no trabalho no contexto da Indústria 4.0. O estudo, em um desenho qualitativo, foi realizado com nove profissionais de TI que trabalham em empresas das cidades de Teresina e Parnaíba; a coleta de dados foi realizada através do questionário sócio demográfico, do Teste de Associação Livre de Palavras – TALP e de um roteiro de entrevista semiestruturado, construídos a partir dos temas abordados. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, segundo Bardin, a qual gerou três eixos temáticos para o resultado da TALP e 11 eixos temáticos para os resultados da entrevista. De forma geral, os resultados demonstraram que o processo de desenvolvimento de carreira e aprendizagem dos profissionais de TI é pautado na dinâmica da própria área de atuação e guiados pela necessidade de atualização, sendo observadas características marcantes dos modelos portifólio e craftcareer; quanto ao processo de aprendizagem no trabalho, foi relatado uma maior frequência da aprendizagem informal e uso da estratégia comportamental de aplicação prática. Por meio dos dados levantados foi possível concluir que a dinâmica da área, bem como o crescimento tecnológico influencia na construção dos processos de carreira e aprendizagem dos profissionais acessados.