Esta pesquisa tem como principal objetivo verificar o papel mediador do medo da
COVID-19 na relação da ansiedade frente à COVID-19 e compra por pânico
durante a pandemia. Espera-se contar com uma amostra, não probabilística (de
conveniência), de no mínimo 400 pessoas, da população geral, de diferentes
estados brasileiros. Dentro do possível, estima-se buscar o equilíbrio das amostras
com relação ao sexo dos participantes. Para alcançar o objetivo principal,
propõem-se três estudos, sendo um de natureza teórica e dois empírico. Foi
realizado um estudo inicial de revisão sistemática para investigar os instrumentos
em formato de escala e questionários utilizados como medida para entender sobre
o funcionamento dos construtos psicológicos durante a pandemia. Em seguida,
pretende-se adaptar as medidas FCV-19S e CAS para o contexto brasileiro, no qual
os participantes responderão a versão preliminar da referida escala e a um
questionário sociodemográfico. Para a análise dos dados, serão utilizados o
software Factor 9.2 e o programa estatístico SPSS, versão 23. Por fim, o último
estudo terá o propósito de testar o modelo de mediação tendo à ansiedade da
COVID-19 como variável independente, o medo da COVID-19 como variável
mediadora e a compra por pânico como variável dependente. Ao final do presente
projeto, espera-se ofertar à comunidade científica duas medidas adaptadas e que
apresentem qualidades métricas aceitáveis para o contexto brasileiro.
Especificamente, uma sobre o medo da COVID 19 e uma medida de ansiedade da
COVID 19. Também espera-se conhecer em que medida o medo e a ansiedade
relacionam-se e predizem o comportamento de compra por pânico.