O objetivo desta pesquisa é avaliar se os índices de depressão, ansiedade e estresse estão
relacionados com a flexibilidade cognitiva em estudantes universitários. Para tanto, este trabalho
divide-se em dois estudos: o primeiro propõe realizar a adaptação transcultural do instrumento
português (PT) Escala Autoperceção da Flexibilidade Cognitiva para o Brasil. Primeiramente,
será feita a tradução e adaptação da escala, consistindo no processo de traduções, síntese das
traduções, tradução reversa e estudo piloto. Em seguida, o instrumento passará por análises
fatoriais exploratória e confirmatória, análises de consistência interna (alfa de Cronbach). O
segundo estudo visa correlacionar os índices de depressão, ansiedade e estresse com a
flexibilidade cognitiva em estudantes universitários brasileiros. Trata-se de um estudo
correlacional. Pretende-se contar com uma amostra de 250 estudantes universitários em cada
estudo. Serão utilizados os instrumentos: questionário sociodemográfico, Escala de Depressão
Ansiedade e Estresse (DASS-21), Escala Autoperceção da Flexibilidade Cognitiva (EFC). Serão
realizadas análises descritivas de modo a caracterizar o perfil dos participantes e inferenciais que
evidenciarão o grau de relacionamento entre as variáveis. Espera-se que a EFC apresente
estrutura normativa adequada para uso no contexto brasileiro. De modo que este instrumento seja
sensível para demonstrar uma correlação negativa com a DASS-21.