-

MNPEF-UFPI020 - PLANEJAMENTO DA PESQUISA E DO PRODUTO EDUCACIONAL I - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Dinâmica de apresentação prof. x alunos; Apresentação do Plano de Disciplina; Aula expositiva e dialogada sobre os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa no ensino de Física (09/03/2018 - 09/03/2018)

Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa no ensino de Física (introdução).

   Texto 01 - Investigação Científica 
Investigação Científica
  TEXTO 02 - UM PRODDUTO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE 
UM PRODDUTO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
  SLIDES sobre os Fundamentos teórico-metodológicos sobre a Pesquisa/Produto Educacional no Ensino de Física 
Fundamentos teórico-metodológicos sobre a Pesquisa/Produto Educacional no Ensino de Física
  Sequência Didática para o ensino de calor e temperatura na Educação de Jovens e Adultos 
Sequência Didática para o ensino de calor e temperatura na Educação de Jovens e Adultos (elaborada e aplicada por um egresso do MNPEF)
  Formato de projeto de pesquisa exigido na disciplina Planejamento da Pesquisa e do Produto Educacional 
Formato de projeto de pesquisa exigido na disciplina Planejamento da Pesquisa e do Produto Educacional (será a apresentado e entregue por todos os alunos)
  ABNT NBR 15287/2011 - Projeto de Pesquisa 
ABNT NBR 15287/2011 - Projeto de Pesquisa
  ABNT NBR 6023/2002 - Elaboração de Referências 
ABNT NBR 6023/2002 - Elaboração de Referências
  ABNT NBR 10520:2002 - sobre Citações 
ABNT NBR 10520:2002 - sobre Citações
  ABNT NBR 14724/2011 - Sobre Trabalhos Acadêmicos (no geral) 
ABNT NBR 14724/2011 - Sobre Trabalhos Acadêmicos (no geral)
  ABNT 6028/2003 - SOBRE O RESUMO 
ABNT 6028/2003 - SOBRE O RESUMO
  ABNT NBR 6027/2013 - SOBRE O SUMÁRIO 
ABNT NBR 6027/2013 - SOBRE O SUMÁRIO
  ABNT NORMAS DE APRESENTAÇÃO TABULAR (normas sobre os gráficos, tabelas...)/1993 
ABNT NORMAS DE APRESENTAÇÃO TABULAR (normas sobre os gráficos, tabelas...)/1993
  ABNT NORMAS DE APRESENTAÇÃO TABULAR (normas sobre os gráficos, tabelas...)/1993 
ABNT NORMAS DE APRESENTAÇÃO TABULAR (normas sobre os gráficos, tabelas...)/1993
  NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
  TEXTO PARA LEITURA E CONSTRUÇÃO DA METODOLOGIA: Técnicas de pesquisa 
TEXTO PARA LEITURA E CONSTRUÇÃO DA METODOLOGIA DO PROJETO : Técnicas de pesquisa
  TEXTO PARA LEITURA E CONSTRUÇÃO DA METODOLOGIA 
TEXTO PARA LEITURA E CONSTRUÇÃO DA METODOLOGIA
  TEXTO PARA LEITURA E CONSTRUÇÃO DA METODOLOGIA 
TEXTO PARA LEITURA E CONSTRUÇÃO DA METODOLOGIA
  LIVRO PARA LEITURA E CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLOGIA) 
LIVRO PARA LEITURA E CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLOGIA)
Aula expositiva e dialogada sobre os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa no ensino de Física (16/03/2018 - 16/03/2018)

Aula expositiva e dialogada sobre os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa no ensino de Física.

Aula expositiva e dialogada sobre os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa no ensino de Física (23/03/2018 - 23/03/2018)

Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa no ensino de Física: principais abordagens e modalidades da pesquisa.

Aula expositiva e dialogada sobre a construção do projeto de pesquisa (06/04/2018 - 06/04/2018)

Construção do projeto de pesquisa.

Aula expositiva e dialogada sobre a construção do projeto de pesquisa (13/04/2018 - 13/04/2018)

Construção do projeto de pesquisa.

Reflexões teóricas sobre a estrutura e aplicação de um Produto Educacional (20/04/2018 - 20/04/2018)

Reflexões teóricas sobre a estrutura e aplicação de um Produto Educacional, o qual se constitui como parte da investigação sobre tema específico pertinente ao currículo da Educação Básica a ser aplicado durante o desenvolvimento da pesquisa.

Oficina sobre normas técnicas de formatação (apresentação, citações, resumo, sumário e referências) de trabalhos científicos em ensino de Física (27/04/2018 - 27/04/2018)

Normas técnicas de formatação (apresentação, citações, resumo, sumário e referências) de trabalhos científicos em ensino de Física.

Elaboração do projeto de pesquisa (elementos pré-textuais e introdução) pelos alunos e comentários no coletivo (04/05/2018 - 04/05/2018)

Elaboração do projeto de pesquisa (elementos pré-textuais e introdução) pelos alunos e comentários no coletivo.

Elaboração do projeto de pesquisa: fundamentação teórica (construção feita pelos alunos) (11/05/2018 - 11/05/2018)

Elaboração do projeto de pesquisa: fundamentação teórica (construção feita pelos alunos) 

Elaboração do projeto de pesquisa: fundamentação teórica (construção feita pelos alunos) (18/05/2018 - 18/05/2018)

Elaboração do projeto de pesquisa: fundamentação teórica (construção feita pelos alunos).

Elaboração do projeto de pesquisa: metodologia (construção feita pelos alunos) (25/05/2018 - 25/05/2018)

Elaboração do projeto de pesquisa: metodologia  (construção feita pelos alunos).

Elaboração do projeto de pesquisa: metodologia (construção feita pelos alunos) (08/06/2018 - 08/06/2018)

Elaboração do projeto de pesquisa: metodologia  (construção feita pelos alunos) e proposta do produto educacional.

Elaboração do projeto de pesquisa: metodologia (construção feita pelos alunos) (15/06/2018 - 15/06/2018)

Elaboração do projeto de pesquisa: metodologia  (construção feita pelos alunos) e da proposta do produto educacional.

Apresentação dos projetos de pesquisa (pelos alunos) (22/06/2018 - 22/06/2018)

Apresentação dos projetos de pesquisa (pelos alunos) em sala de aula.

Apresentação e entrega dos projetos de pesquisa (29/06/2018 - 29/06/2018)

Apresentação e entrega dos projetos de pesquisa.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
02 09 16 23 06 13 20 27 04 11 18 25 08 15 22 29
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 4
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018100**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 6
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018100**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 2 2 2 2 14
10 2018100**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2018100**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 6
13 2018100**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 18
14 2018100**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 9,5 9,5 9.5 2 AM
2 2018100**** 10,0 10,0 10.0 2 AM
3 2018100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2018100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2018100**** 8,6 8,6 8.6 0 AM
6 2018100**** 9,8 9,8 9.8 2 AM
7 2018100**** 9,0 9,0 9.0 6 AM
8 2018100**** 0,0 0,0 0.0 18 RF
9 2018100**** 0,0 0,0 0.0 14 RF
10 2018100**** 8,6 8,6 8.6 4 AM
11 2018100**** 9,0 9,0 9.0 2 AM
12 2018100**** 8,6 8,6 8.6 2 AM
13 2018100**** 9,0 9,0 9.0 6 AM
14 2018100**** 10,0 10,0 10.0 2 AM
15 2018100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina é constituída pela participação dos alunos de pós-graduação do MNPEF – UFPI, ao longo de seu mestrado, dos seminários semanais. Estes seminários são dados através de palestras ministradas pelos estudantes ou por professores convidados, do polo ou de outras universidades. A programação é definida conjuntamente pelos grupos de pesquisas, professores orientadores e comissão de pós-graduação do MNPEF-UFPI.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Serão realizados 15 (quinze) encontros presencias, sendo que a disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas e dialogadas; atividades de discussão sobre fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa; elaboração do projeto de pesquisa, individualmente; sistematização e organização do Produto Educacional; oficina sobre normalização de trabalhos acadêmico-científicos/Projeto de Pesquisa, dentre outras estratégias.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme disposições legais do MNPEF/UFPI e incluirá a observação dos seguintes aspectos:
− Frequência mínima de 75% das aulas;
− Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala;
− Qualidade dos trabalhos produzidos;
− Postura profissional, autodisciplina, relacionamento.
Durante o decorrer da disciplina, serão aplicadas 02 (duas) avaliações parciais. A cada avaliação parcial será atribuída uma nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos com, no máximo uma casa decimal. Terá nota aprovativa o discente que obtiver Média Aritmética (MA), das avaliações parciais, igual ou superior a 7,0 (sete) pontos.
• Primeira Avaliação: Elaboração do Projeto de Pesquisa (proposta do Produto Educacional);
• Segunda Avaliação: Apresentação individual do Projeto de Pesquisa
Horário de atendimento:
Bibliografia:
ANDRÉ, M. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo: da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

_____ . NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

______. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

______ . NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

______. NBR 6027. Informação e documentação - sumário - apresentação. Rio de janeiro, ABNT, 2012.

BISOGNIN, E. Produtos educacionais: análise da produção do Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Disponível em: < file:///Users/neutonalves/Downloads/37938-158708-1-PB%20(1).pdf>. Acesso em: 1 mar. 2018.

BORSSOI, A. H.; FREIRE, T. B. P.; SILVA, K. A. P. da. Um Produto Educacional para o ensino de equações diferenciais ordinárias em um curso de formação docente. Disponível em: < file:///Users/neutonalves/Downloads/1113-3710-1-PB%20(1).pdf>. Acesso em: 2 mar. 2018.

COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2011.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2012 - (Coleção formação de professores).

FUCHS, A. M. S.; FRANÇA, M. N.; PINHEIRO, M. S. de F. Guia para normalização de publicações técnico-científicas. Uberlândia: EDUFU, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

______. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: < http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf>. Acesso em: 1 mar. 2018.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E. P. U. , 1986.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2017.

MINAYO, M. C. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: atlas, 2011.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/03/2018
09/03/2018
Dinâmica de apresentação prof. x alunos; Apresentação do Plano de Disciplina; Aula expositiva e dialogada sobre os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa no ensino de Física
16/03/2018
16/03/2018
Aula expositiva e dialogada sobre os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa no ensino de Física
23/03/2018
23/03/2018
Aula expositiva e dialogada sobre os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa no ensino de Física
06/04/2018
06/04/2018
Aula expositiva e dialogada sobre a construção do projeto de pesquisa
13/04/2018
13/04/2018
Aula expositiva e dialogada sobre a construção do projeto de pesquisa
20/04/2018
20/04/2018
Reflexões teóricas sobre a estrutura e aplicação de um Produto Educacional
27/04/2018
27/04/2018
Oficina sobre normas técnicas de formatação (apresentação, citações, resumo, sumário e referências) de trabalhos científicos em ensino de Física
04/05/2018
04/05/2018
Elaboração do projeto de pesquisa (elementos pré-textuais e introdução) pelos alunos e comentários no coletivo
11/05/2018
11/05/2018
Elaboração do projeto de pesquisa: fundamentação teórica (construção feita pelos alunos)
18/05/2018
18/05/2018
Elaboração do projeto de pesquisa: fundamentação teórica (construção feita pelos alunos)
25/05/2018
25/05/2018
Elaboração do projeto de pesquisa: metodologia (construção feita pelos alunos)
08/06/2018
08/06/2018
Elaboração do projeto de pesquisa: metodologia (construção feita pelos alunos)
15/06/2018
15/06/2018
Elaboração do projeto de pesquisa: metodologia (construção feita pelos alunos)
22/06/2018
22/06/2018
Apresentação dos projetos de pesquisa (pelos alunos)
29/06/2018
29/06/2018
Apresentação e entrega dos projetos de pesquisa
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
INFORME AOS ALUNOS 16/06/2018
INFORME SOBRE TEXTOS ANEXADOS 15/06/2018
SLIDES SOBRE NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS 26/05/2018
TEXTOS ABNT (fontes primárias) 05/05/2018
SOBRE A AULA DE AMANHÃ (20/04/18) 19/04/2018
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 07/04/2018
Sobre o Texto 01 - Investigação Científica (FIORENTINI; LORENZATO, 2012) 12/03/2018
SOBRE A AULA PREVISTA PARA HOJE 02/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 02/07/2024 18:18