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PPGED062 - PRÁTICA EDUCATIVA - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano da disciplina e cronograma das atividades (01/03/2019 - 01/03/2019)
Seminário de Introdução ao Doutorado (08/03/2019 - 08/03/2019)
Leitura da Obra Tremores de Jorge Larrosa (15/03/2019 - 15/03/2019)
Leitura da Obra Tremores de Jorge Larrosa (22/03/2019 - 22/03/2019)
Movimento de Entrada na disciplina: Jorge Larrosa com a obra Tremores. Pergunta: Quais suas bagagens de práticas educativas? (29/03/2019 - 29/03/2019)
Continuação da Discussão da obra do Jorge Larrosa. Apresentação da proposta do Programa de Disciplina (05/04/2019 - 05/04/2019)
Oficina Sociopoética para a produção de conceitos permeados de afetos de práticas educativas (12/04/2019 - 12/04/2019)
FERIADO LOCAL (19/04/2019 - 19/04/2019)
Estudo da Obra O que é Filosofia? Gilles Deleuze/Félix Guattari para entendendimento de como se produz conceitos de práticas educativas (26/04/2019 - 26/04/2019)
Discussão da obra O que é Filosofia e produção de conceitos de práticas educativas tendo como horizonte o traçado de plano de imanência da oficina sociopoética do dia 12 de abril (03/05/2019 - 03/05/2019)
Roda de Conversa sobre prática educativa com prof.dr.Antonio de Pádua. Painel sobre a obra NECROPOLÍTICA, de Achilie Mbembe (10/05/2019 - 10/05/2019)
Painel sobre a obra O que é lugar de fala, de Djamila Ribeiro. Discussão sobre o texto Dever de Palavra, de Pierre Clastres. E discussão sobre suas teses. (17/05/2019 - 17/05/2019)
Roda de Conversa sobre prática educativa com profa. Antonia Edna. Apresentação Seminário I: O mestre ignorante (Rancière) (24/05/2019 - 24/05/2019)
Apresentação Seminário II: História da Infância sem fim (Sandra Corazza) (31/05/2019 - 31/05/2019)
Apresentação Seminário III: Amar e Brincar: fundamentos esquecidos do humano (Maturana e e Verda-Zoller) e Seminário IV:A escola e os desafios contemporâneos ( Viviane Mosé) (07/06/2019 - 07/06/2019)
Apresentação Seminário V: Territórios Educativos (Jaqueline Moll e Helena Singer) (14/06/2019 - 14/06/2019)
Apresentação Seminário VI: Pedagogia da Esperança (Paulo Freire) e Seminário VII: O feminismo é pra todo mundo: políticas arrebatoras (Bell Hooks) (21/06/2019 - 21/06/2019)
Abertura e partilha da MALA de AFECÇÕES para produção da AUTOAVALIAÇÃO (28/06/2019 - 28/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
01 08 15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 4 0 12
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 8
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 8
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 8
6 2019100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 12
7 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 12
9 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 4 0 0 12
10 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 8
11 2019100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
12 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 8
13 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 9,0 9.0 0 AM
2 2019100**** 9,0 9.0 8 AM
3 2019100**** 8,0 8.0 8 AM
4 2019100**** 7,0 7.0 12 AM
5 2019100**** 9,0 9.0 12 AM
6 2019100**** 9,5 9.5 12 AM
7 2019100**** 9,0 9.0 8 AM
8 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
9 2019100**** 9,0 9.0 8 AM
10 2018100**** 10,0 10.0 8 AM
11 2018100**** 10,0 10.0 8 AM
12 2018100**** 8,5 8.5 12 AM
13 2019100**** 10,0 10.0 4 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Práxis, prática educativa e realidade humana. O movimento histórico da significação da prática educativa e suas implicações para a formação da sociedade humana. A prática educativa como campo de produção do conhecimento.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Oficinas sociopoéticas para produção de conceitos de práticas educativas.
- Leitura e discussão de livros e artigos científicos.
- Orientações de Estudos em grupos e individuais.
- Cirandas Epistemológicas para a apresentação dos projetos dos discentes na interface com as discussões travadas com os autores acerca de práticas educativas.
- Cirandas Sociopoéticas com conversas acadêmicas e de outros saberes com docentes e outros profissionais para relatos das experiências de/com práticas educativas.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem será processual e inclui o conjunto de produções desenvolvidas no decorrer das aulas em diferentes cirandas sociopoéticas ocorridas na disciplina. O aproveitamento das aulas será verificado pela aplicação de um ou mais dos seguintes instrumentos:
- Produções de diferentes gêneros textuais e imagéticos: diários cartográficos, fotografias, vídeos, artigos científicos dentre outros.
- Capacidade de síntese e de dialogia sobre os sentidos e significados de prática educativa.
- Desenvoltura na exposição e questionamentos das obras estudadas.
- Capacidade de deslocar as experiências vividas com as obras estudadas sobre práticas educativas para a tese.
Processualmente, a cada aula, o aluno deverá entregar um diário cartográfico da experiência vivida na aula e um fichamento da obra estudada, gerando arquivo que servirá de deslocamento contínuo para pensar sentidos de práticas educativas no contexto de cada tese.
Outra avaliação será em grupo por meio de SEMINÁRIOS. Procedimentos: A equipe entregará uma síntese-roteiro para a turma. E também disponibilizará antecipadamente um capítulo de sua obra para a turma ler e fazer apontamentos para discussão no dia seminário. Com base nestes arquivos e vivência do seminário, cada deverá entregar diário cartográfico após o seminário.
Parte desse material deverá constar na produção final do artigo científico a ser entregue dia 28 de junho de 2019.
Horário de atendimento: 14h às 18h
Bibliografia: REFERÊNCIAS:
ADAD, Shara Jane Holanda Costa; COSTA, Hercilene Maria e Silva. Entrelugares: tecidos sociopoéticos em revista. Fortaleza/CE: EdUECE, 2018.(Coleção Práticas Educativas nº70).
ADAD, Shara Jane Holanda Costa. Corpos de Rua: cartografias dos saberes juvenis e o sociopoetizar dos desejos dos educadores. Fortaleza: Edições UFC, 2011.
APPLE, Michael W.; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando. Educação Crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BÂ, Amadou Hampâté ? A tradição viva, em História Geral da África I. Metodologia e pré-história da África. Organizado por Joseph Ki-Zerbo. São Paulo, Ed. Ática/UNESCO, 1980. (http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese-1/.)
BÂ, Amadou Hampâté. ?Amkoullel, o menino fula?. São Paulo: Pallas Athena: Casa das
Áfricas, 2003. (http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem05/COLE_496.pdf
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 5. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 1986.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Aprender o amor: sobre um afeto que se aprende a viver. São Paulo: Papirus Editora, 2005.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de janeiro: Ed. 34, 1992.
CARBONELL, Jaume. Pedagogia do Séc. XXI: bases para a inovação educativa. Porto Alegre, Penso, 2016.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças Culturais, Cotidiano Escolar e Práticas Pedagógica. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.240-255, Jul/Dez 2011. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss2articles/candau.pdf
CARVALHO, Janete Magalhães. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis, Rio de Janeiro, DP et ali, Brasília, DF: CNPQ, 2009.
CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Editora G. Gilli, 2013.
CASTRO, Eduardo Viveiros de Castro. Metafísicas Canibais: elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Cosac Naify/n-1 edições, 2015.
CLASTRES, Pierre. O dever de palavra. In: A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro. Francisco Alves, 1978.
CORAZZA, Sandra Mara. História da Infância sem fim. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000.
CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação. Porto Alegre: RS: UFRGS: Doisa, 2013.
DEWEY, John. Democracia e educação: capítulos essenciais. São Paulo: Ática, 2007.
JAEGER, Werner Wilhelm. Paidéia: a formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FERREIRA, Salonildes. Buscando caminhos: uma metodologia para o ensino-aprendizagem de conceitos. Brasília: Liberlivro, 2009.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1 edições, 2013.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 11ª edição. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989. Disponível em:
https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf
GIMENO SACRISTÁN, J. Educar e conviver na cultura global: exigências da cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Porto Alegre: Contra*Bando, 1998.
LARROSA, Jorge. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
MACLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. 2. ed.Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MARTINS, Fabiana Fernandes Ribeiro; VARGAS NETTO, Maria Jacintha; KOHAN, Walter Omar (orgs.). Encontrar escola: o ato educativo e a experiência da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina/FAPERJ, 2014.
MATURANA, Humberto; VERDEN-ZOLLER, Gerda. Amar e Brincar: fundamentos esquecidos do humano. Palas Athena, 2015.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MENDES SOBRINHO, José Augusto; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa; DIAS, Ana Maria Iório (Orgs.). Formação Docente e Prática Educativa: percursos de pesquisas. Teresina: EdUFPI, 2014.
MOLL, Jaqueline. Territórios educativos para a Educação Integral: a reinvenção pedagógica dos espaços da escola e da cidade. Cadernos Pedagógicos Mais Educação. Brasília: MEC, 2010.
MORIN, Edgar. Para sair do século XX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: 2006.
NASCIMENTO, Edna M. M. do. Pragmatismo: uma filosofia da ação: de Dewey a Paulo Freire. Teresina: EdUFPI, 2017.
NOVARINA, Valére. O teatro dos ouvidos. Tradução de Angela Leite Lopes. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.
OY?WÙMÍ, Oyèrónk??. Visualizing the Body: Western Theories and African Subjects. In: OY?WÙMÍ, Oyèrónk??. The invention of women: making an African sense of western gender discourses. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997, p. 1-30. Tradução para uso didático de wanderson flor do nascimento..
OZÓRIO, Alda Maria do Nascimento; PETERS, Eveline Maria R. Vale Costa; RODRIGUÉZ, Margarita Victória. In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de;
OLIVEIRA, Eduardo. A ancestralidade na encruzilhada. Curitiba: Editora gráfica popular, 2007.
PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral ? contribuições do legado africano para a implementação da lei 6.639/03. Fortaleza: Ed. UECE, 2015.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento/Justificando, 2017.
RORTY, Richard. Contingência, ironia e solidariedade. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins, 2007.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SINGER, Helena. República de crianças: sobre experiências escolares de resistências. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 1997.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Cortez Editora, 2010.
SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Editora Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
SOUSA, João Francisco de. Prática Pedagógica e Formação de professores. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. Psicologia Pedagógica: edição comentada. Porto Alegre: Artmed, 2003.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES:
ARANDA, Nivaldo de Souza; SILVA, Maria Aparecida de Souza. CONHECIMENTO E A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA SEGUNDO JOHN DEWEY. Disponível em <www.unilestemg.br/revistaonline/volumes/01/downloads/artigo_16.doc> Acesso em: 02 ago. 2011.
CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Disponível em: <www.unibarretos.edu.br/.../ESTILOS%20DE%20APRENDIZAGEM%204... > Acesso em: 02 ago. 2011.
CORAZZA, SANDRA MARA. Não se sabe. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1205-1208, Set./Dez. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em: 02 ago. 2011.
CORAZZA, SANDRA MARA. Nos tempos da educação: cenas de uma vida de professora. Disponível em <www.abemeducacaomusical.org.br/revistas.html> Acesso em: 02 ago. 2011.
DEWEY, John. Meu Credo Pedagógico. Disponível em <www.scribd.com/doc/.../John-Dewey-Meu-credo-pedagogi...> Acesso em: 02 ago. 2011.
GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal. Disponível em <www.paulofreire.org/pub/Institu/.../Educacao_formal_nao_formal_2005.p...> Acesso em: 02 ago. 2011.
GHANEM, Elie; TRILHA, Jaume. Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008.
LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de Experiência. Disponível em: <www.anped.org.br/rbe/.../RBDE19_04_JORGE_LARROSA_BONDIA.pdf> Acesso em: 02 ago. 2011.
LOCKMAN, Kamila; KLEIN, Madalena; HENNING, Paula. Educação inclusiva: dispositivo de normalização da alteridade surda. Disponível em <www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n31/13.pdf> Acesso em: 02 ago. 2011.
LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte e metáforas contemporâneas para pensar infância e educação. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37 jan./abr. 2008. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/10.pdf> Acesso em: 02 ago. 2011.
MERÇON, Juliana. Aprendizado ético-afetivo: uma leitura spinozana da educação. Campinas, SÃO Paulo: Alínea, 2009.
MOGILKA, Maurício. O que é educação democrática? Contribuições para uma questão sempre atual. Curitiba; UFPR, 2003.
PONTELO, Ivan; MOREIRA, Adelson Fernandes. Teoria da Atividade como referencial de análise de práticas educativas. Disponível em: <www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos.../TerxaTema1Artigo8.pdf>.Acesso em: 02 ago. 2011.
RIZZON, Gisele. Caráter formativo da linguagem humana: o estudo de um anúncio publicitário. Disponível em: <alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/.../COLE_2051.pdf>.Acesso em: 02 ago. 2011.
TONET, Ivo. , Educar para a cidadania ou para a liberdade? Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 469-484, jul./dez. 2005. Disponível em <http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html>.Acesso em: 02 ago. 2011.
ZANFELICE, Camila Cilene. Brincar: experiência e prática cultural educativa na educação infantil. Disponível em: <www.fals.com.br/revela10/Artigo1_ed08.pdf>.Acesso em: 02 ago. 2011.
ZEICHNER, KENNETH M. Uma análise crítica sobre a ?reflexão? como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008. Disponível em: Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 02 ago. 2011.
















Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
01/03/2019
01/03/2019
Apresentação do plano da disciplina e cronograma das atividades
08/03/2019
08/03/2019
Seminário de Introdução ao Doutorado
15/03/2019
15/03/2019
Leitura da Obra Tremores de Jorge Larrosa
22/03/2019
22/03/2019
Leitura da Obra Tremores de Jorge Larrosa
29/03/2019
29/03/2019
Movimento de Entrada na disciplina: Jorge Larrosa com a obra Tremores. Pergunta: Quais suas bagagens de práticas educativas?
05/04/2019
05/04/2019
Continuação da Discussão da obra do Jorge Larrosa. Apresentação da proposta do Programa de Disciplina
12/04/2019
12/04/2019
Oficina Sociopoética para a produção de conceitos permeados de afetos de práticas educativas
19/04/2019
19/04/2019
FERIADO LOCAL
26/04/2019
26/04/2019
Estudo da Obra O que é Filosofia? Gilles Deleuze/Félix Guattari para entendendimento de como se produz conceitos de práticas educativas
03/05/2019
03/05/2019
Discussão da obra O que é Filosofia e produção de conceitos de práticas educativas tendo como horizonte o traçado de plano de imanência da oficina sociopoética do dia 12 de abril
10/05/2019
10/05/2019
Roda de Conversa sobre prática educativa com prof.dr.Antonio de Pádua. Painel sobre a obra NECROPOLÍTICA, de Achilie Mbembe
17/05/2019
17/05/2019
Painel sobre a obra O que é lugar de fala, de Djamila Ribeiro. Discussão sobre o texto Dever de Palavra, de Pierre Clastres. E discussão sobre suas teses.
24/05/2019
24/05/2019
Roda de Conversa sobre prática educativa com profa. Antonia Edna. Apresentação Seminário I: O mestre ignorante (Rancière)
31/05/2019
31/05/2019
Apresentação Seminário II: História da Infância sem fim (Sandra Corazza)
07/06/2019
07/06/2019
Apresentação Seminário III: Amar e Brincar: fundamentos esquecidos do humano (Maturana e e Verda-Zoller) e Seminário IV:A escola e os desafios contemporâneos ( Viviane Mosé)
14/06/2019
14/06/2019
Apresentação Seminário V: Territórios Educativos (Jaqueline Moll e Helena Singer)
21/06/2019
21/06/2019
Apresentação Seminário VI: Pedagogia da Esperança (Paulo Freire) e Seminário VII: O feminismo é pra todo mundo: políticas arrebatoras (Bell Hooks)
28/06/2019
28/06/2019
Abertura e partilha da MALA de AFECÇÕES para produção da AUTOAVALIAÇÃO
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
PROXIMA AULA 17 DE MAIO - cont... PRATICA EDUCATIVA X PODER 14/05/2019
sobre a aula passada - convidados e necropolítica 14/05/2019
PROCESSO DE AVALIAÇÃO 02/05/2019
PROXIMA AULA DIA 03 DE MAIO 30/04/2019
Sobre a ENTREGA do diário cartográfico 31/03/2019
sobre aula de amanhã 21/03/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 02/07/2024 18:31