Atividade avaliativa, valendo 10 pts, para entregar dia 15/01 (19/12/2023 - 19/12/2023)
Produza um ensaio de 4 a 10 páginas, que aborde os aspectos problemáticos e críticas do livro escolhido por seu grupo. Utilize os debates e textos discutidos na segunda parte da disciplina "História e Epistemologia da Psicologia" para analisar questões epistemológicas, as formas como se lê, como se entende e como se propõe concepções de subjetividade e a relação entre a produção de subjetividade com temas trabalhados em sala de aula, como:
a) As relações entre disciplina, liberdade/autonomia, individualização.
b) Os compromissos políticos, sociais e éticos da psicologia com o capitalismo, o neoliberalismo, a manutenção de estruturas e formas sociais de dominação de populações tidas como marginais (inscritas nos confrontos entre: mesmo X alteridade) e aponte a partir da leitura da obra, as necessidades de se confrontar a psicologia explicitamente, quando apropriada por especialistas na vida dos outros e implicitamente, quando usada para fabricar argumentos políticos e reduzir as possibilidades de mudança radical. PREDIÇÃO E CONTROLE para administrar relações sociais, tornando-as comparáveis e mensuráveis e com isso estabelecendo, mantendo ou reinventando hierarquias e/ou pequenas revoluções político-sociais.
c) A que servem as imagens de ser humano (e seus significados ideológicos) que os saberes psi inventam e mobilizam - quem é e como funciona esse SUJEITO PSICOLÓGICO fabricado em cada abordagem e/ou intervenção em psicologia.
d) As condições históricas e contextuais (a história interna e história externa ao saber psi) que levam ao surgimento e legitimação de cada forma específica de compreender as pessoas.
e) Quais os conceitos e lógicas que auxiliam na legitimação de tal abordagem psicológica do tema estudado? Traga esses debates constituindo o raciocínio da obra lida da postulação e desenvolvimento dos problemas até sua conclusão.
Além da redação do ensaio, cada grupo deverá preparar uma apresentação esquemática para compartilhar os pontos-chave do livro escolhido. Esta apresentação terá um limite de 20 minutos e ocorrerá durante as aulas dos dias 16 e 18 de janeiro. Utilizem recursos visuais, façam uam esquete de teatro, uma paródia ou o que acharem necessário e conveniente para tornar a apresentação mais elucidativa e envolvente.
Venham os 4 grupos preparados para apresentar já no dia 16, convocaremos cada grupo para sua apresentação no decorrer da aula em que debateremoso texto de N. ROSE, “Inventando nossos eus”, que pode ser utilizado para o ensaio e a apresentação pois conversa bastante com o que viemos debatendo.
Serão 4 grupos, divididos pela equipe docente.
Cada grupo deve eleger um livro das opções abaixo elencadas (algumas opções têm mais de uma sugestão, coloquei em ordem crescente de complexidade).
Configuração do texto:
Tamanho: os ensaios devem ter entre 4-10 páginas.
Fonte Times New Roman, corpo 12, para o texto justificado; 10 para o resumo (de até 150 palavras). Espaçamento entre linhas, 1,5 (um e meio). Margens de 2 cm.
Coloque as referências e citações nas normas da ABNT.
Opção 1:
BENTO, Cida. Pacto da Branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
https://doceru.com/doc/nnes1cne
ou
SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1154/o/Neusa_Santos_Souza_-_Tornar-se_Negro.pdf?1599239573
ou
Nogueira, Isildinha. A cor do inconsciente Significações Do Corpo Negro
https://doceru.com/doc/nen155s0
Opção 2:
BAPTISTA, L. A. A fábrica de interiores: a formação psi em questão. Niterói: EdUFF, 2000.
https://pt.scribd.com/document/519782365/421536841-a-Fabrica-de-Interiores-a-Formacao-Psi-Em-Questao-BAPTISTA-PDF-PDF
ou
RIBEIRO, S. O oráculo da noite: a história e a ciência do sonho. São Paulo: Companhia das Letras, 2019,
https://doceru.com/doc/nxssns85
Opção 3:
HART, C. (2021) Drogas para adultos. Rio de Janeiro, Zahar.
ou
HART C. Um preço muito alto: a jornada de um neurocientista que desafia a nossa visão sobre as drogas. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
https://doceru.com/doc/801085c
Opção 4:
DUNKER, C. Uma biografia da depressão. São Paulo: Planeta, 2021.
https://doceru.com/doc/eex8e50
ou
DUNKER, C. THEBAS, C. O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.
https://ligasolidaria.org.br/site/wp-content/uploads/2020/04/Dunker-O-Palhac%CC%A7o-e-o-Psicanalista.pdf
Abaixo segue a divisão dos grupos, nomeados por grandes nomes da psicologia.
Cada grupo pode escolher um livro de uma das opções. Cada grupo deve ficar com uma das opções. Que devem ser informados até dia 16/12/23 no máximo.
Grupo Nise da Silveira
|
Grupo Virgínia Bicudo
|
Grupo Silvia Lane
|
Grupo Helio Pellegrino
|
ALAYLLA
|
ANA BEATRIZ VIEIRA
|
ANA CATRINE
|
ANA LUIZA
|
ANNA CAROLINE
|
ANNE CIBELLE
|
CRISLANE
|
CAMILA VITORIA
|
JHOAO EMANNUEL
|
EMILI CRISTINNY
|
HASSUCENA
|
JAMILE VERAS
|
LAYSA SARA
|
JULIA TAVARES
|
LAYSA LARIELE
|
MANOEL RODRIGUES
|
MARIA CLARA DE SOUZA
|
MARIA LEYNARAH
|
MARIA CLARA NUNES
|
MIRELE
|
SAVIA SANTOS
|
TAIS LAURA
|
YNARA
|
YASMIM
|
VIVIA
|
STEPHANY
|
PHELIPP
|
MARIA SILVIA
|
MARIA EDUARDA
|
MARIA CLARA MACHADO
|
MANUELA
|
KALILY
|
JASTHYA
|
JHULLY
|
INACIO
|
FERNANDA LIMA
|
DEBORA
|
CECILIA
|
BRUNO
|
ANNA VICTORIA
|
ANA RUTH
|
ANA LUISA
|
ANA CAROLINA
|
ALAYSE
|